Páginas

O TWITER DE UM HOMEM

terça-feira, 22 de maio de 2012

INSTINTOS

Minha mãe está zangada comigo - Na verdade, zangada com minha peculiar mania de cheirar a comida. Diz que estou bem grandinho pra fazer esse tipo de coisa.

A verdade é que não consigo evitar, é mais forte que eu, e com uma explicação plausível. Há algum tempo, participei de um grande acampamento de carnaval com os amigos, e nem preciso dizer que me diverti muito. Na hora do almoço, corremos em direção àquela linda mesa recheada de todo tipo de comida, desde um bom bife, até um cozidão.
No meio de toda aquela comilança, nos foi servida uma linda salada de tomates, que é sempre ótima companhania para o bife. Assim que aproximei a salada da boca, senti um cheiro estranho, fraco, porém presente. Era como se o instinto aranha – lembra do homem aranha?- tomasse conta de mim.
Bom, o fato é que ignorei esse instinto e me arrependi pelas vinte quatro horas seguintes em que desmaiei, tive diarréia, desmaiei de novo, fui pro hospital, suei frio, e fui atendido por uma enfermeira “muy amiga” que fuzilava só com o olhar.
Aprendi, ás duras penas, quão terrível pode ser ignorar os instintos de sobrevivência.
Fico aqui pensando como Deus – eu acredito - nos deu a capacidade automática e inexplicável de nos virarmos e sobrevivermos.
Com um impulso espontâneo, e independente de reflexão, nós conseguimos fazer coisas incríveis. Ignoramos a periculosidade do inimigo e partimos pra cima com tudo.
Quem nunca viajou, com a cara e a coragem, para uma cidade nova e estranha no intuito de um futuro melhor?
Quem nunca encarou um valentão nos tempos de escola, porque a injustiça lhe doía até os ossos?
Quem nunca, em uma pelada com os amigos, sentiu que ao invés de passar a bola, deveria chutar pro gol?
Para mim, o instinto é um presente mal interpretado, uma força que pulsa em nós, um espírito interior que diante do perigo, grita: sobreviva!
Talvez algum dia o instinto entre na lista dos sentidos, tal qual o “sexto”. Ou será que ele é o “sexto”?
Meu instinto diz que sim.

0 comentários:

Postar um comentário