De acordo com levantamento da BitDefender publicado no ano de 2010, cerca de 20% dos usuários do Facebook, tiveram links maliciosos postados no seu mural, exemplo: “descubra quem está visitando seu perfil”. Primeiro como uma app que postava automaticamente uma lista em seu mural, depois uma que criava uma imagem e ficava adicionando marcadores dos seus amigos. Links com programas para roubar senhas podem estar escondidas no Twitter e Facebook atrás de encurtadores de URL.
Foi pensando nisso que o Facebook começou a alertar usuários, que podem estar infectados com omalware DNSChangeR para que façam o necessário para limpar a máquina, segundo aCNET.
A rede social acertou uma parceria com especialistas de segurança e agora emite um alerta para as possíveis vítimas do malware. "Seu computador ou sua rede podem estar infectados", diz a mensagem. O aviso conta com um link para osite do DNSChanger Working Group (DCWG), que dá as indicações necessárias para livrar o computador do trojan.
O DNSChanger direciona usuários da internet para uma rede paralela que será desativada em julho pelo FBI. Essa ação vai fazer com que todos os computadores infectados pelo malware não consigam mais acessar nenhum site da internet - todo o tráfego é direcionado para as redes que não existirão mais.
Além do Facebook, o Google também começou a alertar usuários que podem estar infectados pelo malware. Segundo o site do DCWG, mais de 350 mil dispositivos pelo mundo ainda estão infectados pelo malware.
Fonte: Revista Época / Olhar Digital.
0 comentários:
Postar um comentário