A greve da ADEPARA vem se arrastando por várias semanas, produtores rurais, servidores, Diretoria, governo e oposição se mexem para defender seus interesses.
Ora, pra quem não conhece a historia, vamos dar uma resumida na situação. A ADEPARA (Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) é o órgão que realiza, neste estado, o Serviço Oficial de Defesa, Inspeção e Fiscalização Agropecuária, sob a tutela e acompanhamento do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isso significa que a sanidade de todos os rebanhos e cultivos comerciais, a inspeção dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, bem como a fiscalização, acompanhada da aplicabilidade do poder de polícia, dentro do âmbito agro produtivo, tudo isso passa pela ADEPARA.
Pois bem amigo leitor, isso posto, agora vamos analisar os motivos da Greve Geral da ADEPARA:
- Em todo o país, a Agencia só fica à frente do estado do Piauí no quesito remuneração, no entanto, os servidores vêm desempenhando um trabalho modelo, dando credibilidade sanitária, sobretudo, à carne bovina produzida no Pará e possibilitando-a alcançar mercados internacionais, antes inimagináveis;
- Vários órgãos, autarquias e empresas públicas do país inteiro já tem um PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), a Adepará reivindica o seu através do único instrumento de pressão que tem em mãos, a saber: a greve.
- O trabalho da Adepará é de média complexidade técnica e cada servidor carrega uma responsabilidade muito grande sobre si, de maneira que necessita ser bem remunerado. Todo servidor precisa disso, porém um erro ou improbidade de um servidor da Adepará pode colocar em risco toda a economia paraense ou a saúde de inúmeras pessoas ou rebanhos, daí a necessidade do reconhecimento salarial do trabalho realizado.
- O Pará, atualmente passa por um processo chamado inquérito soroepidemiologico, simplificando, uma verificação se há no Estado algum vestígio do vírus da febre aftosa, para, então igualar o estado sanitário das duas zonas (área I: livre de febre aftosa com vacinação e área II: médio risco) e isso requer, segundo o MAPA, valorização do material humano da ADEPARA, através da criação e aprovação do PCCR.
Com todos esses motivos e justificativas expostas, você ainda é contra a greve da ADEPARÁ?
2 comentários:
Em Soure o prefeito autorizou o abate de animais sem GTA (Guia de Transito Animal) o q será q estamos consumindo???
Amigo, esse é um problema sério, não se pode garantir nada em relação à qualidade sanitária dessa carne.
Se você quiser pode acionar o MP e a ANVISA, pois esse é um caso de saúde pública.
Postar um comentário